quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Osvaldo pede viabilização de construção de Usina de Reciclagem em Votuporanga



O vereador Osvaldo Carvalho através de uma indicação ao Poder Executivo pede ao prefeito Júnior Marão que seja viabilizada parcerias e recursos para a construção de uma usina de reciclagem de resíduos sólidos em Votuporanga.
“Para que as pequenas empresas e munícipes possam encaminhar seus resíduos, bem como a determinação de área legalizada para descarte destes entulhos e resíduos, dando ao município retorno garantido do investimento, pois tais podem ser aproveitados na manutenção de estradas e outros benefícios de produtos gerados por esta usina’, explica Osvaldo em sua indicação.
O vereador ainda explana que alguns municípios paulistas, com o objetivo de preservar o meio ambiente e dar uma destinação correta aos resíduos sólidos, estão promovendo a instalação de usinas de reciclagem desses resíduos, e que o  lixo é uma das grandes preocupações sendo o mesmo doméstico,  industrial ou comercial,  em  função  da  grande  produção e  falta de locais próprios se depositar o mesmo, causando prejuízos ambientais e sociais, provocados pela sua deposição a céu aberto ou aterros sanitários sem controle efetivo.
Segundo Osvaldo, o controle e diminuição de quantidades de deposição de lixo em aterros trarão benefícios imensuráveis para o Meio Ambiente e Sociais em geral evitando-se alagamentos  e  inundações; acúmulo de lixo  em encostas e quedas de barreiras; contaminação de lençol freático; obstrução de canais fluviais de escoamento natural e construído; proliferação de insetos e roedores; transmissão de doenças; aspecto visual e odor desagradável.
“Considerando também que o lixo é um grande gerador de emprego em função da necessidade de maciça utilização de mão de obra para coleta e seleção do material reciclável em uma Usina de Reciclagem e Compostagem de Lixo. Mão de obra esta que deve ser aproveitada entre os catadores existentes, tornando mais digna a atividade, sendo também um benefício social importante”, completa Osvaldo Carvalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário