Representantes do município de Araraquara estiveram em Votuporanga na última terça-feira, dia 27 de março, para receber mais de 30 toneladas de feijão. O alimento foi solicitado junto à Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) - São Paulo, e será doado para atender diversas famílias carentes daquele município.
O armazém conveniado é uma parceria entre Conab e Coacavo (Cooperativa do Agronegócio e Armazenamento de Votuporanga), que recepciona estes alimentos da agricultura familiar, sendo a responsável pelos repasses, embarques e tratamento dos produtos, recebendo por este trabalho a taxa de armazenagem tabelada pelo órgão federal.
“A Coacavo é uma das poucas cooperativas do estado de São Paulo credenciada e certificada pelo Ministério da Agricultura desde a década de 70. No início era utilizado apenas para armazenagem de produtos ensacados, e desde os anos 90 presta serviços também ao governo federal em produtos a granel”, afirmou o vereador Osvaldo Carvalho da Silva.
A mais recente conquista desta parceria que é o armazém conveniado de Votuporanga, que serve de referência para toda região, sendo o resultado de um trabalho em conjunto do deputado federal João Dado e Poder Executivo, através do prefeito Junior Marão e do vereador Osvaldo Carvalho.
Em uma reunião das reuniões na Conab em São Paulo o vereador Osvaldo Carvalho solicitou a armazenagem destes produtos em Votuporanga, pois todas as doações de alimentos solicitadas por Osvaldo Carvalho eram retiradas em Bernardino de Campos, sendo realizado o transporte destes alimentos para Votuporanga com o apoio da Prefeitura de Votuporanga e empresas parceiras.
A resposta ao pedido de armazenagem destes produtos em Votuporanga, através da Superintendência de São Paulo, era que este processo de credenciamento teria que ser solicitado e protocolado na sede da Conab, em Brasília. “Imediatamente solicitamos ao nosso deputado João Dado para que pudesse intervir, realizando essa grande conquista para Votuporanga e região”, explicou Osvaldo.
De acordo com o vereador, a inauguração desta unidade em Votuporanga, sem dúvida alguma, facilitou muito a armazenagem de produtos de qualidade da agricultura familiar, dando condições ao pequeno produtor vender a preço justo e, consequentemente, conseguir um maior volume de doações às entidades de Votuporanga e região.
“A grande realidade hoje é que Votuporanga se torna município sede com esta unidade armazenadora, ficando como responsável pela distribuição destes alimentos para tantas cidades que aqui vem retirá-los, como por exemplo, Araraquara”, finalizou Osvaldo Carvalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário