Uma das solicitações do ano passado de autoria do vereador Osvaldo Carvalho (PMDB) que promete muita repercussão neste ano na área de segurança é o projeto “Atividade Delegada”.
O vereador acredita que o programa é uma das maneiras de aumentar a segurança da população, elevando o efetivo nas ruas. “Nas cidades que já aderiram a “Atividade Delegada”, os números mostram que os índices de criminalidade reduziram significativamente, o que justifica então a inclusão de Votuporanga neste convênio, embora tenhamos sempre que lutar por novas contratações, visando sempre o aumento do efetivo real da categoria”, ressaltou.
Implantada inicialmente na Capital paulista, o programa “Atividade Delegada” permite que policiais militares em folga trabalhem no policiamento ostensivo e preventivo em áreas pré-determinadas pelo poder municipal.
A participação é voluntária e os PMs só podem trabalhar até 96h por mês nesta função. Para os policiais, é uma oportunidade para complementar a renda, uma vez que são remunerados pelas Prefeituras pelo serviço.
Os policiais que participam da “Atividade Delegada” cumprem escalas feitas pela PM, usam farda, viaturas, arma e colete de proteção da corporação e estão protegidos de qualquer situação de risco, inclusive com seguro e assistência médica.
Para implantar no município, o prefeito de Votuporanga, Junior Marão, já iniciou contatos com o comando da Polícia Militar para montar um projeto de acordo com a necessidade da cidade. Além disso, deve-se regulamentar uma lei municipal que autorize o trabalho do policial no dia de folga e então encaminhar um oficio para o Comando Geral da PM e outro diretamente à SSP para que, depois de análise, o secretário da Segurança Pública aprove.
Boa tarde.
ResponderExcluirSou colaborador de um vereador da cidade de Corumbataí-Sp e estamos interessados nesse projeto, se puder nos dar uma luz para o começo agradecemos desde já.
marcosbertolini@msn.com - (19) 9837-2771
Ficamos no aguardo de uma resposta, e agradecemos desde já.