Na última segunda-feira, entrou em regime de urgência para votação o projeto de lei nº 82/2013 do Poder Executivo, que dispõe sobre a criação do Banco de Alimentos de Votuporanga.
O projeto foi aprovado e contou com a participação direta do vereador Osvaldo Carvalho, que vinha lutando juntamente com o Fundo Social de Solidariedade para que o município fosse contemplado com esse programa.
O principal objetivo da criação do Banco de Alimentos em Votuporanga é distribuir posteriormente esses alimentos as pessoas em situação de vulnerabilidade social. O banco irá arrecadar dos produtores rurais, dos estabelecimentos industriais e comerciais e da comunidade em geral, alimentos de qualidade e de comercialização inviável, mas que estejam em condições de consumo.
O Fundo Social de Solidariedade tem cadastrado: 36 Entidades Assistenciais, 12 Grupos Religiosos, 01 Hospital (Santa Casa de Votuporanga), 07 Programas da Prefeitura Municipal. Totalizando uma quantidade de atendidos mensalmente em torno de: 4590 famílias, 8000 atendimentos a pacientes e acompanhantes, 1000 atendimento a migrantes e 98 idosos que moram nas entidades assistenciais.
Votuporanga conta com 1 armazém conveniado da Conab – Coacavo e duas cooperativas (Coapinsp – Cooperativa Agropecuária dos Apicultores da Região Noroeste de São Paulo e Codafavo – Cooperativa dos Agricultores Familiares de Votuporanga), que atendem Entidades Assistenciais de Votuporanga e Região e que desenvolvem o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à fome (MDS), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Havendo assim a necessidade da criação de uma estrutura pública de recebimento de alimentos.
O Banco de Alimentos é uma medida para conseguir diminuir o número de munícipes que se encontram em situação de insegurança alimentar, oferecendo alimentos à população.
Para o vereador Osvaldo, “é uma grande iniciativa do prefeito Junior Marão, e as nossas entidades assistenciais e a comunidade ganharão muito com o Banco de Alimentos”, destacou.
Na opinião da primeira-dama, Juliana Castrequini Marão, Votuporanga será referência na região com a instalação deste Banco de Alimentos. “É um grande projeto de iniciativa do prefeito Junior Marão, que atenderá toda a comunidade e entidades assistenciais”, destacou.