segunda-feira, 29 de julho de 2013

Osvaldo participa de inauguração do Núcleo de Mediação Comunitária

O vereador Osvaldo Carvalho (PMDB) participou da inauguração do Núcleo de Mediação Comunitária da Polícia Militar na última semana. O objetivo da Central é que situações de conflitos entre familiares sejam resolvidas de imediato. Ao todo, foram instalados 101 núcleos na região.
Autoridades políticas presentes elogiaram o trabalho da Polícia Militar e destacaram o excelente trabalho que o Capitão Edson Fávero vem desenvolvendo, mas também cobraram um aumento no efetivo policial na cidade.
Durante seu discurso, o Comandante de Policiamento do Interior 5, Coronel Azor Lopes da Silva Júnior, explicou como será o funcionamento da unidade. "Na mediação, o policial não aponta culpado pelo conflito que se procura resolver, não encaminha ninguém à delegacia ou Fórum, mas atua buscando reordenar as bases comunicativas e assim o relacionamento entra as partes".
Na ocasião, um ofício solicitando aumento de efetivo foi entregue ao Coronel.

Como funcionará
Um policial capacitado pela Polícia Militar e pelo Ministério da Justiça  no campo de mediação de conflitos, com fundamentos de psicologia de programação neurolinguística, será o mediador entre as partes na busca da solução, conduzindo o diálogo e fazendo-os perceber que o conflito nasce do comportamento recíproco. Cada um refletirá sobre a parcela de responsabilidade para a construção de uma nova relação.
É importante ressaltar que a mediação não busca substituir o poder Judiciário, mas visa diminuir o número de processos. Também não é uma atividade jurídica, e sim comunicativa e pacificadora.
A mediação tem um alcance social maior, propondo a desconstrução dos conflitos - sejam atuais ou potenciais - restaurando a relação entre as pessoas e a construção de uma solução evitando uma a eclosão de violência e crimes graves. 
A sala do núcleo está situada na rua Minas Gerais n°3538, Patrimônio Novo.






Nenhum comentário:

Postar um comentário